O pai perfeito

Salmos 10.14 - "[..] Tu és o amparo dos órfãos".

Nunca vai haver um pai na terra que seja perfeito, mas Deus é o pai perfeito que trabalha em nós através de várias pessoas.

Inúmeras estatísticas mostram problemas causados em famílias que não tem a figura paterna. Todos nós necessitamos de uma figura paterna para a perfeita formação do nosso caráter. Deus se importa tanto com isso que Ele mesmo decide estabelecer uma relação conosco de pai e filho. Através de Jesus, Deus estabelece essa relação com três princípios: Adoção, Novo Nascimento e Conforto.

Para que você entenda o nosso PAI perfeito, imagine que você tem 18 anos de idade e queira muito dirigir. Mas você não tem carteira e nenhum dinheiro. Uma pessoa decide que vai pagar por sua carteira de motorista, seu IPVA e seu seguro. Então agora você tem todos os DIREITOS LEGAIS para dirigir. Mas essa pessoa também decide te dar um carro, não somente um carro qualquer, mas um carro potente. Agora você não tem somente os direitos legais, você tem a HABILIDADE de acelerar e dirigir muito bem. Então você está dirigindo e de repente acaba sua gasolina (carros potentes consomem muita gasolina). Então você abre o porta luvas do seu carro e tem um cartão de crédito para que você reabasteça e continue dirigindo.

Essa é a relação que Deus quer ter conosco, como pais e filhos. Deus nos deu todos os direitos legais, isso é o que a Bíblia chama de adoção (Romanos 8.15). Deus nos deu a habilidade de segui-lo e ter atitudes de caráter íntegro, isso é o que Bíblia chama de nascer de novo em sua família (João 3.7 e Romanos 8.9). Deus nos deu pessoas para nos reabastecer continuar caminhando, isso é o que a Bíblia chama de conforto (Efésios 6.22).