Fé, Esperança e Amor pt.1

Mateus 8:10 - "Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé"

Grande fé vem quando nós vivemos debaixo da autoridade da palavra de Deus.

Não obtemos nenhum efeito quando oramos por fé. Da mesma forma ninguém tem uma fé gerada de si mesmo. Muitas pessoas pensam que uma vovózinha tem grande fé. Algumas avós tem grande fé, mas outras não tem. Não é por que uma pessoa é uma vovózinha que ela automaticamente terá fé. Muitas pessoas pensam que as criancinhas tem grande fé. E elas dizem: “Eu tenho uma fé de uma criancinha”. Mas isso também não se aplica. Algumas crianças tem fé outras não, ou seja, somente por que você é uma criancinha não significa que você tem fé. Ou algumas pessoas pensam que os crentes tradicionais tem grande fé. Alguns crentes que são místicos e estão sempre no mistério, isso não significa que ele tem uma grande fé. A regra da fé é clara: Fé vem por ouvir e ouvir a palavra de Deus.

O termo duplo "ouvir e ouvir" nos indica que há um processo físico de audição, mas também há um processo invisível de realmente ouvir. A palavra de Deus gera fé em nós por este outro processo transmitido de uma forma invisível e incompreensível muitas vezes para nós. Isto é, não podemos ver, não podemos sentir, não podemos tocar, mas essa transmissão acontece de alguma forma somente com a palavra de Deus. É como se Deus em pessoa vem junto com a palavra, ou junto com as escrituras, e entra nos nossos ouvidos, e e vai através do nosso espírito, e de alguma forma gera fé em nós. Então fé vem por ouvir e ouvir pela palavra de Deus.

Quando um soldado a bala no tambor, nada de tão especial acontece. Mas é quando ele aperta o gatilho, que acontece o “BANG!”. O bang não acontece quando nós carregamos o tambor, mas quando nós apertamos o gatilho. Ou seja, o poder da palavra não é quando ela entra, mas quando sai de nós. Então podemos dizer que nós não sentimos muita coisa quando nós colocamos a palavra dentro de nós, mas sim quando a palavra sai de dentro de nós. Quando nós colocamos a palavra dentro de nós, é bem simples, é ordinário, não sentimos muita coisa na hora. Entretanto, não podemos pensar que isso não é tão importante, por que quando nós precisamos dessa munição, nós falamos em voz alta e declaramos esse versículo, aí sim é quando vem o BANG! A maneira mais poderosa de gerar grande fé é quando nós ouvimos a palavra de Deus através da nossa própria boca.

Ter grande fé é totalmente possível, não tem nada a ver com nossa capacidade, isso não vem de nós, não tem nada a ver com nossa personalidade, não tem nada a ver com a maneira como nós sentimos, não tem nada a ver com o nosso histórico, qualquer um de nós pode ter grande fé, por que ela vem quando ouvimos e meditamos na palavra de Deus e quando nos submetemos à autoridade de Deus.